O Controle Integrado de Pragas é um sistema mundialmente aceito e aprovado que propõe o emprego simultâneo e sistemático de diferentes métodos, usando estratégias químicas e não químicas. Abriga um conjunto de ações que favorece a prevenção e a gradual redução do uso de agentes químicos agressivos ao ambiente e seres humanos. O CIP está baseado na biologia e o comportamento das pragas, nas características estruturais e ambientais dos locais, tipo de uso que é dado a esses ambientes, grau de conscientização dos colaboradores.
Todos esses aspectos são considerados para a tomada de decisão quanto ao melhor método de controle. Conceito abrangente, que visa determinar metodologias para manejar e controlar insetos e outros animais em áreas urbanas, ambientes agrícolas e de armazenagem das mais diversas mercadorias.
A ENGETEC incorpora os mais modernos produtos às técnicas desenvolvidas pela engenharia, possibilitando a implantação de um programa que garanta a exclusão e prevenção das ocorrências de animais não desejados nos ambientes sob monitoramento.
Diferente dos métodos convencionais, incorporamos no programa CIP, conceitos modernos de manejo integrado de animais não desejados, adaptando-os à complexidade de cada local ou cliente.
De um modo geral, seguimos as seguintes etapas:
Uso de máquinas de polvilhar pós inseticidas e raticidas. Muitas situações exigem produtos em formulação pó seco, como porões, sótãos, tocas de ratos, etc. É muito eficiente e segura, uma vez que os produtos não são voláteis.
Uso de equipamentos de aspersão, de diversas formas e com diferentes capacidades e modelos. O que definirá o pulverizador serão os fatores envolvidos, como: área a ser tratada, tipo de infestação, condições ambientais, etc. Proporciona ao local a eliminação dos insetos e proteção química de longo prazo.
A ENGETEC oferece orientações “in company” com o objetivo de conscientizar nossos parceiros quanto à importância da prevenção às pragas. São abordados temas relacionados as BPF – Boas Práticas de Fabricação e sua ligação com as situações de risco de infestação por insetos, ratos, cupins e outros animais não desejados.
Muitas vezes ocorrem situações em que a identificação dos insetos ou ratos infestantes podem determinar medidas de sanitização preventiva ou suportar possíveis ações periciais. A ENGETEC oferece este serviço, com a emissão de Laudo Técnico e suporte presencial.
Faz parte da nossa filosofia de trabalho reduzir o uso de agentes químicos. Para tanto a ENGETEC oferece suporte no dimensionamento e instalação de anteparos mecânicos às pragas, como: cortinas de ar, telas metálicas e plásticas, redes anti pássaros, etc. Os projetos são desenvolvidos em parceria com você.
Uso de iscas profissionais com atrativo alimentar para a eliminação principalmente de ratos. Os produtos são acondicionados em recipientes profissionais e próprios para esse uso. São monitorados periodicamente, mapeados e chaveados, sendo seu acesso restrito ao técnico da ENGETEC.
Visa eliminar os insetos que se encontram nos produtos armazenados em suas diferentes fases evolutivas, desde o ovo até a fase adulta. Sua ação ocorre através de gases fumigantes como a fosfina.
Uso de produtos químicos através da dispersão de micro partículas no ambiente, desalojando e eliminando possíveis insetos infestantes sem comprometer a saúde dos ocupantes ou deixar qualquer tipo de sujeira no local, pois essa técnica gera gotículas tão pequenas que não molham, ficando em suspensão por algum tempo até sua evaporação.
São utensílios que acondicionam placas colantes, para ratos e insetos. Devem ser dispostas criteriosamente, pois não utilizam nenhum tipo de atrativo às pragas alvo. Os locais são definidos estrategicamente em função dos hábitos dos animais. Exige grande conhecimento técnico da biologia e comportamentos das pragas.
Equipamentos utilizados para a captura de insetos voadores. Um grande número de espécies de insetos tem atração pela luz. Esses equipamentos usam lâmpadas de ultravioleta que intensificam essa atração. assim, os insetos atraídos pela luz, ficam presos em refis aderentes. São totalmente atóxicas e excelente ferramenta de monitoramento e controle.
Podem acondicionar iscas alimentares ou com feromônios sexuais, como atrativo para os insetos ou ratos. São limpas e monitoradas constantemente.
Limpeza utilizando o sistema SLEN. A operação do sistema é feita do solo, com alcance de até 20 metros, dando maior segurança e eliminando os riscos de acidentes com quedas. O sistema SLEN tem a capacidade de desmineralizar instantaneamente a água através de uma coluna de troca iônica. O método é econômico, pois utiliza em torno de 90 litros/hora de água (5 a 6 vezes menos que outros procedimentos convencionais).
VANTAGENS
EFICÁCIA
ZERO RISCO DE QUEDAS
ECONOMIA DE ÁGUA